Sinais da Palavra

1.º Domingo da Quaresma – Ano A

Por: Pe. Nuno Azevedo

Tudo começa pela atitude de humildade. Como diz o salmo: “porque eu reconheço os meus pecados e tenho sempre diante de mim as minhas culpas. Pequei contra Vós, só contra Vós, e fiz o mal diante dos vossos olhos”.

Como no relato do Génesis: “abriram-se então os seus olhos e compreenderam que estavam despidos”. Porque tinham falhado. Porque o pecado surge da desobediência, da tentação de querer ser “como deuses”.

Mas, como diz São Paulo na Carta aos Romanos: “como pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, todos se tornarão justos”. E, como recorda o apóstolo: “se a morte reinou pelo pecado de um só homem, com muito mais razão, aqueles que recebem com abundância a graça e o dom da justiça, reinarão na vida por meio de um só, Jesus Cristo”.

Porque em Cristo esperamos a salvação, como pedimos também no salmo: “dai-me de novo a alegria da vossa salvação e sustentai-me com espírito generoso”.

Este mesmo Jesus Cristo que no evangelho nos ensina e recorda que é possível vencer a tentação, ultrapassar essa mesma falha pela obediência e pela Palavra que queremos viver. E nos diz: “nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”, procurando não a satisfação de tantos apetites, mas procurando o verdadeiro alimento. E nos diz: “Não tentarás o Senhor teu Deus”, afastando as tentações de uma fé espetáculo, proteção pessoal à medida do que se pede. E nos diz: “adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto”, afastando tantas outras respostas que procuramos, “os reinos do mundo e a sua glória”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo