Sinais da Palavra

1.º Domingo da Quaresma – Ano B

Por: Pe. Nuno Azevedo

Ecoa sempre o desafio deixado pelo Senhor Jesus: «Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».

O arrepender-se, o dar conta dos maus caminhos seguidos, o reconhecer que é preciso renovar e transformar tanto na nossa vida, pedindo perdão e renascendo… Mas, dar também o passo seguinte, o de acreditar completamente em Jesus, Evangelho, Boa Nova que vem até nós. Acreditar, aceitando essa nova vida que nos é dada, a vida da graça em Cristo, que nos torna capazes de vencer até as diversas tentações do pecado.

A nova vida que recebemos pelo Batismo, compromisso de amor que Deus faz com cada um de nós, como seus filhos, como nos recordava São Pedro. Mas, um compromisso que não se esgota na atitude de Deus para connosco, na aliança que Ele estabelece com os homens, renovados pela água e pelo Espírito. Um compromisso que precisa da nossa própria atitude de conversão, de «uma boa consciência» da nossa parte, como lembrava o Apóstolo, de uma renovação na nossa vida, que agora, pelo Batismo, é caminho para uma vida sem fim.

Um desafio que nos deixa a palavra, esta semana: descobrir também, em nós, as tentações que sentimos no dia-a-dia e procurar a forma de as vencer…


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo