Sinais da Palavra

12.º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Por: Pe. Nuno Azevedo

Diz-nos São Paulo, na sua carta aos Gálatas: “Todos vós sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, porque todos vós, que fostes batizados em Cristo, fostes revestidos de Cristo”.

Ser revestido de Cristo. Ser outro Cristo. Viver à maneira de Jesus Cristo. Eis a nova vida que em nós se iniciou no batismo e não podemos esquecer. Uma vida que nos une, que nos transforma em Igreja, que nos liberta até do que nos divide. Por isso, continuava o apóstolo: “Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher; todos vós sois um só em Cristo Jesus”.

Filhos de Deus, que recebem esta vida nova no Filho, Jesus, “Mim, a quem trespassaram, lamentar-se-ão como se lamenta um filho único, chorarão como se chora o primogénito”. Filho de cujo Coração “jorrará uma nascente para a casa de David e para os habitantes de Jerusalém, a fim de lavar o pecado e a impureza”, como lembrava a profecia de Zacarias.

Mas este Filho que também hoje nos pergunta: “E vós, quem dizeis que Eu sou?”, esperando uma resposta de fé sincera de quem O reconhece e aceita, aceitando também o desafio para O seguir: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo