Sinais da Palavra

12º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Por: Pe. Nuno Azevedo

Ser profeta continua a não ser fácil, como Jeremias o recorda. Mas o profeta sabe que não se anuncia a si mesmo, mas as suas palavras são as do Senhor que “está comigo como herói poderoso”. Reconhece esta presença do Senhor que o envia e é a sua força e segurança. Por isso, dizia Jeremias: “cantai ao Senhor, louvai o Senhor, que salvou a vida do pobre das mãos dos perversos”.

Jesus também o recorda aos seus apóstolos, a quem envia a anunciar, ao dizer: “não tenhais medo dos homens, pois nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nada há oculto que não venha a conhecer-se”. E continuava: “não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma”.

E ser seu anunciador traz a certeza da verdadeira recompensa. “a todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens, também Eu Me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus”.

São Paulo, na sua epístola aos Romanos, recorda as diferenças entre Adão e Cristo, o novo Adão, entre a vida e a nova vida recebida em Cristo. E diz-nos: “mas o dom gratuito não é como a falta. Se pelo pecado de um só todos pereceram, com muito mais razão a graça de Deus, dom contido na graça de um só homem, Jesus Cristo, se concedeu com abundância a todos os homens”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo