Sinais da Palavra

15.º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Por: Pe. Nuno Azevedo

Diz-nos o livro do Deuteronómio: “Este mandamento que hoje te imponho não está acima das tuas forças nem fora do teu alcance”.

Sim, cumprir o mandamento do amor que recebemos de Deus não está acima das nossas forças, nem fora do nosso alcance. Não é preciso o extraordinário, nem o sacrifício mediático, não é necessário o impensável para o cumprir e viver.

Diz-nos o livro do Deuteronómio: “Esta palavra está perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a possas pôr em prática”.

Mas como o praticar? Como “receber como herança a vida eterna?”, como pergunta o doutor da lei a Jesus?

E a resposta de Jesus, a partir da própria lei citada pelo interrogante, “amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e ao próximo como a ti mesmo”, “faz isso e viverás”, não fica nos discursos bonitos e bem intencionados, nas boas ações ocasionais que todos aplaudem, mas no ser também hoje bons samaritanos, próximos dos que precisam, sem chamar a atenção, mas dando de nós mesmos, tendo compaixão, ajudando a levantar, a curar e a recomeçar os caídos pela vida.

Que saibamos ouvir Jesus que hoje também nos diz: “então vai e faz o mesmo”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo