Sinais da Palavra

2.º Domingo do Advento – Ano C

Por: Pe. Nuno Azevedo

Porque as dificuldades tantas vezes nos parecem intransponíveis, porque os obstáculos nos parecem demasiado grandes para ultrapassar. Porque os caminhos da vida nos parecem demasiados tortuosos e difíceis de percorrer. Porque a vida parece demasiado instável, cheio de altos e baixos…

Ouçamos a voz profética de Baruc que nos diz: “levanta-te, Jerusalém, sobe ao alto e olha para o Oriente”, para o sol da justiça que nasce e faz despontar uma nova realidade, uma nova vida. Revistamo-nos com “o manto da justiça”, da vida nova em Cristo que queremos viver, nós que dizemos, sem medos: “o Senhor fez maravilhas em favor do seu povo”.

Porque, como nos recorda o evangelho de São Lucas “toda a criatura verá a salvação de Deus”.

Sim, porque também a voz profética de João Batista no deserto é para nós hoje: “preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas”. Porque queremos transformar a nossa vida, acolhendo o Senhor que vem.

E com a confiança de São Paulo, façamos o seu pedido: “que a vossa caridade cresça cada vez mais em ciência e discernimento, para que possais distinguir o que é melhor e vos torneis puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo