Sinais da Palavra

2.º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Por: Pe. Nuno Azevedo

Responder com a prontidão de Samuel, “aqui estou”, ao chamamento, ainda que sem saber quem o chamava. Como Heli, ajudar a responder quem é chamado, com verdade, ao ensinar Samuel a responder “falai, Senhor, que o vosso servo escuta”. Deixar que o Senhor entre e chame, sendo profeta das suas palavras, como Samuel: “o Senhor estava com ele e nenhuma das suas palavras deixou de cumprir-se”.

Como o salmista, reconhecer esta vocação e aceitá-la, cumprindo-a: “de mim está escrito no livro da Lei que faça a vossa vontade. Assim o quero, ó meu Deus, a vossa lei está no meu coração”.

Atentos, como os discípulos de João Batista, saber escutar o “Eis o Cordeiro de Deus”, e seguir Jesus. Mas um seguir que é também anunciá-l’O, como André a seu irmão Simão: “Encontrámos o Messias» – que quer dizer ‘Cristo’”. E tal como ele fez ao irmão, “levou-o a Jesus”.

Como Paulo nos ensina, na sua primeira Epístola aos Coríntios, “o corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo”. E aceitemos os convites do apóstolo: “fugi da imoralidade” e ainda “glorificai a Deus no vosso corpo”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo