“Senhor, socorrei-me sem demora”.
O grito que tantas vezes ecoa da boca e do coração dos que acreditam, pedindo esta presença amorosa de Deus diante das injustiças, das atrocidades, da maldade humana.
Maldade bem presente na condenação feita a Jeremias, injusta e baseada apenas na verdade que eles não queriam ouvir, mas que o profeta proclamava. Mas a confiança também bem presente com que Jeremias enfrentará esta e outras adversidades que lhe são movidas.
Uma verdade que ainda hoje incomoda, divide, leva a uma adesão ou recusa. Por isso, Jesus diz no evangelho: “Eu vos digo que vim trazer a divisão”. Sim, porque seguir Jesus não é uma atitude a meio termo, ainda que isso divida dos que o não querem fazer. Porque aceitar Jesus é aceitar essa Verdade que inquieta, que leva a uma escolha e adesão plena e de toda a vida.
Este Jesus que é essa mesma Verdade. E nos diz: “Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acenda?”. Deixemos acender o fogo em nós deste ser seu discípulo, de O seguir de verdade.
Ainda que tenhamos de enfrentar o combate pela Verdade, de que falava o apóstolo São Paulo: “ponhamos de parte todo o fardo e pecado que nos cerca e corramos com perseverança para o combate que se apresenta diante de nós, fixando os olhos em Jesus, guia da nossa fé e autor da sua perfeição”.