Sinais da Palavra

22.º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Por: Pe. Nuno Azevedo

A pergunta é também hoje colocada: «quem habitará, Senhor, na vossa casa», na vossa eternidade?

A resposta, devemos procurar encontrá-la na nossa própria vida, já que somos «a grande nação que tem a divindade tão perto de si como está perto de nós o Senhor, nosso Deus», tão perto de nós, que habita connosco e caminha connosco até à terra prometida, a sua própria eternidade.

Mas, neste caminho, temos os seus mandamentos como orientação, como guias para alcançar esse imenso objetivo que é o próprio Deus. Mandamentos que devemos não só conhecer, como aplicar e viver, ao escutar a exortação do apóstolo São Tiago: «Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes, pois seria enganar-vos a vós mesmos».

Porque não basta ouvir e conhecer. É preciso viver, transformar em nossa própria vida, os preceitos recebidos. Sem enganos, hipocrisias ou falsidades.

Porque, olhando para as palavras do Senhor Jesus no evangelho, naquele diálogo com os fariseus e os escribas, podemos também nós questionarmo-nos sobre a nossa própria vida, sobre a forma como vivemos, não ficando apenas nas aparências e cumprimentos de tradições, mas sim tornando verdade o que de mais puro recebemos do Senhor e queremos viver.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo