Sinais da Palavra

24.º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Por: Pe. Nuno Azevedo

Como nos custa entender as tuas palavras, Senhor, quando dizes: «Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á».

Porque pensamos que tantas coisas nos fazem já perder esta vida humana, a única que conhecemos e não queremos ser confrontados com a ideia da morte, a da dor e do sofrimento.

Porque reagimos como Pedro, contestando esta ideia, falando da cruz como algo do passado, porque queremos esconder a nossa mortalidade e o carácter passageiro desta vida, atrás de tantas coisas de que a vamos preenchendo.

Porque não compreendemos que falas de uma outra vida, aquela que alcançamos porque Tu deste a tua por nós na cruz, porque preocupados em agarrar esta vida e este mundo não conseguimos descobrir a eternidade nas tuas palavras e na cruz.

E vamos procurando outros caminhos que aparentem ser mais «fáceis». Esquecendo que a cruz é o caminho a seguir, com a mesma confiança de que falava o Servo do Senhor, no meio das suas próprias tribulações, ao dizer: «O Senhor Deus vem em meu auxílio. Quem ousará condenar-me?».

E, neste caminho de eternidade, demos vida à nossa fé pelas obras, como convidava São Tiago, pela forma como a vivemos.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo