Sinais da Palavra

26.º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Por: Pe. Nuno Azevedo

Ouçamos São Paulo nos conselhos que dá ao seu discípulo Timóteo: “tu, homem de Deus, pratica a justiça e a piedade, a fé e a caridade, a perseverança e a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e sobre a qual fizeste tão bela profissão de fé”. E não desanimemos na nossa caminhada, “até à aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Na história intemporal, tão bem conhecida e continuada em cada tempo, do rico avarento e do pobre Lázaro, que Jesus nos lembra no evangelho, não tiremos logo a conclusão de que não somos ricos para nos preocuparmos, mas pensemos na avareza com que estragamos tanto, na indiferença para com as necessidades dos irmãos, ainda que também nós sintamos necessidades. Pensemos como tantas vezes, como aquele rico, nos esquecemos da retribuição na vida eterna, esquecendo mesmo a vida eterna, tão preocupados “em gozar” esta vida que conhecemos e se torna a nossa única preocupação.

Porque distraídos e sempre a correr, porque ocupados com o presente constante desta vida, porque entretidos com o que nesta vida há que aproveitar, até nos esquecemos que esperamos a vida eterna, que aqui estamos de passagem, que na forma como vivemos agora, seremos retribuídos na eternidade.

E, ouçamos também nós a conclusão de Abraão no final do evangelho: “se não dão ouvidos a Moisés nem aos Profetas, também não se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dos mortos”. Porque Jesus ressuscitou dos mortos…


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo