Sinais da Palavra

3.º Domingo do Advento – Ano C

Por: Pe. Nuno Azevedo

“Alegrai-vos sempre no Senhor”.

Exortação de São Paulo aos Filipenses, que deve ressoar hoje em todos os que esperam o Senhor. Porque ele também nos diz: “o Senhor está próximo”.

Alegremo-nos no Senhor, nós que O acolhemos, nós que encontramos nele a nossa vida, nós que sabemos que Ele vem e vem salvar. Alegremo-nos porque sentimos a Sua presença, porque sabemos que Ele intercede por nós, “renova-te com o seu amor”, como nos diz a profecia de Sofonias. Porque Ele continua a fazer maravilhas em favor do seu povo. Alegremo-nos, mas não de forma passageira e fugaz, mas de uma alegria de quem abre o seu coração para O acolher e viver.

E, como as multidões diante do anúncio de João Batista, perguntemo-nos: “que devemos fazer?”. Mas uma pergunta que leve à verdadeira mudança, à verdadeira conversão da partilha, do amor feito vida, do serviço à maneira do Senhor, da construção da verdadeira paz.

Alegremo-nos na espera do Senhor que “batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo”.

Convidava-nos o salmo a sentir que “Deus é o meu Salvador, tenho confiança e nada temo”. Porque O acreditamos e esperamos, como aconselhava São Paulo: “não vos inquieteis com coisa alguma”.

Mas vivamos a paz e alegria de quem espera o Senhor.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo