Sinais da Palavra

3.º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Por: Pe. Nuno Azevedo

“Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir”, dizia Jesus na sinagoga de Nazaré, depois de proclamar a passagem do livro de Isaías.

Jesus proclama a “boa nova aos pobres”, “a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor” e vem cumprir essa mesma proclamação, vem cumprir a palavra de Deus dada ao Seu povo, Ele mesmo que é a Palavra, o Verbo de Deus, Ele mesmo que nos vem falar de uma nova e definitiva forma.

Cumpre-se em Jesus Cristo. Mas como convite a cumprir-se também em nós, os “Teófilos” para quem o evangelista Lucas se dirige, “para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado”. Acolher esta palavra, este anúncio, é abrir espaço e tempo em nós para que se cumpra, para que se faça realidade esta boa nova, para que Jesus Cristo Se cumpra em nós.

Afinal, como lembrava São Paulo as Coríntios, “vós sois corpo de Cristo e seus membros, cada um por sua parte”.

E que ao deixar que esta palavra entre em nós, que a ouçamos de verdade, recordemos, em cada assembleia em que ela é proclamada o que dizia Neemias: “hoje é um dia consagrado a nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa fortaleza”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo