41ª Meia Maratona de Viseu Carlos Lopes é este sábado. Trânsito vai estar condicionado.
Viseu prepara-se para receber, este sábado, 7 de setembro, a partir das 17h00, mais uma Meia Maratona de Viseu. A 41ª edição tem previsto um número record de cerca de três mil participantes (150 crianças na corrida Kids) e passa a ter o nome de Carlos Lopes, o campeão olímpico que conseguiu a primeira medalha de ouro para Portugal natural de Vildemoinhos.
Organizada pela Viseu Marca e pela Câmara Municipal, em colaboração com as associações Viriathvs Runners, Viseu 360º e o grupo desportivo ‘Os Ribeirinhos’, desde o ano passado que a corrida principal de 21 quilómetros é uma prova noturna, característica que se se vai repetir este ano, com partida e chegada à Feira de São Mateus.
O evento divide-se entre uma caminhada de cinco quilómetros (17h00), corridas kids Race (17h00), a mini-maratona de 10 quilómetros (19h00), e a meia maratona de 21,1 quilómetros (19h00).
Prova condiciona trânsito
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu informou que, no dia 7 de setembro, devido à realização da 41.ª Meia Maratona de Viseu, irá proceder ao condicionamento de trânsito, entre as 17h00 e as 22h30 em várias artérias:
Avenida da Bélgica (entre a Rotunda do Continente e a Rotunda de Viriato); Estrada Velha de Abraveses (entre a avenida Mário Soares e a avenida da Bélgica); Rotunda do Continente; Avenida Pedro Henriques; Rotunda Grupo Desportivo Ribeirinhos; Avenida Mário Soares; Circular Norte, nos acessos às seguintes rotundas: Fábrica da Pólvora; Heróis Lusitanos; Santiago e Praça Grão Vasco; Cava de Viriato; Avenida Cidade de Salamanca (no sentido Praça Grão Vasco – Rotunda do Coval); Rotunda do Coval; Túnel de Viriato; Avenida Europa (no sentido rotunda Cibernética – rotunda da Aguieira, o que inclui também a rotunda do Centenário do Comércio); Avenida Capitão Homem Ribeiro (no sentido rotunda José Branquinho – rotunda Cibernética e ainda entre a rotunda Cibernética e a rotunda de Viriato); Rua José Branquinho; Rua César Anjo; Rua Tenente Manuel Joaquim; Rua Nova da Balsa; Avenida Almirante Afonso Cerqueira; Avenida Monsenhor Cónego António Freire (no sentido Praça Carlos Lopes – rotunda José Branquinho); Travessa da Balsa; Avenida Alberto Sampaio; Praça da República; Avenida 25 de Abril (entre o cruzamento com a avenida Infante Dom Henrique a rotunda Calouste Gulbenkian); Avenida Calouste Gulbenkian; Avenida Alexandre Herculano (entre a rua Mendonça e rua Dom António Alves Martins); Largo General Humberto Delgado; Rua Alexandre Lobo; Rua Formosa; Rua Nunes de Carvalho; Largo Major Teles; Avenida Dr. António José de Almeida.
Quanto aos acessos alternativas, a PSP de Viseu aconselha o acesso de moradores da Cava de Viriato pela rotunda do Coval, e o acesso de moradores da avenida da Bélgica sentido descendente da Avenida Europa. O acesso de moradores do Bairro da Balsa (e demais artérias adjacentes), avenida Dr. António José de Almeida (sentido ascendente), rua 21 de agosto, Rua José Branquinho, rua Major Leopoldo da Silva, rua Miguel Bombarda, Rua Serpa Pinto, Rua D. José da Cruz Moreira Pinto e acesso ao Parque do Fórum Viseu, far-se-á pela rotunda do Coval, via túnel de Viriato.
A PPS de Viseu informa ainda que os condicionamentos de trânsito estarão inseridos na plataforma wazeportugal, pelo que se aconselha a utilização da mesma para quem quiser circular na cidade.