Diocese

Abertura das comemorações do centenário: edições de 100 anos de Jornal da Beira em formato digital em 2021

Todas as edições de 100 anos do Jornal da Beira, semanário da Diocese de Viseu, vão ser disponibilizadas em formato digital até janeiro de 2021. Esta foi uma das novidades avançadas na quinta-feira, 9 de janeiro, durante a cerimónia do 99º aniversário do jornal, que deu início às comemorações do centenário.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou também que, para assinalar os 100 anos do Jornal da Beira, a autarquia vai finalmente entregar a 21 de setembro a Medalha de Ouro da cidade ao jornal, galardão que tinha já sido atribuído pelo executivo na passagem dos seus 75 anos, mas nunca entregue. “Fica já aqui combinado fazer-se justiça e saldar uma dívida da comunidade para com este jornal”, afirmou Almeida Henriques.

O Jornal da Beira iniciou as comemorações dos 100 anos com uma sessão pública na Casa Episcopal, composta por alguns momentos musicais pela voz de Margarida Ferreira dos Santos. Os viseenses João Paulo Sousa (Guitarra Portuguesa) e António Carlos Coelho (viola de fado) surpreenderam com temas da guitarra de Coimbra. Seguiram-se intervenções do diretor do Jornal da Beira, o Padre Nuno Azevedo, do diretor da Fundação Jornal da Beira, Padre Luís Miguel e do Bispo da Diocese, D. António Luciano.

O lançamento do novo site www.jornaldabeira.net desenvolvido pela empresa Mixlife, foi outra das novidades da abertura das comemorações do programa do centenário do semanário de Viseu: “Uma nova web page com um grafismo mais moderno, mais apelativo, responsivo e preparado para as diversas plataformas digitais (tablet e smartphone)”. O Jornal da Beira passa também a estar disponível nas principais redes sociais, alem da sua história que vai continuar em papel todas as quintas-feiras.

Outro dos pontos altos da sessão comemorativa dos 99 anos do jornal foi a inauguração do Espaço Memória – da autoria da responsável pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio – composto por objetos, exemplares e memórias de outros tempos dos jornais, assim como, da livraria, e da fábrica das hóstias.  O espaço está disponível para visitar de segunda-a sexta-feira, entre as 9h e as 12h30, 14h30 e as 19h, e aos sábados entre as 9h e as 13h.

EA

 

 

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Back to top button