Região

Aguiar da Beira recebeu primeira reunião descentralizada do conselho intermunicipal

CIM VISEU DÃO LAFÕES

A primeira reunião ordinária descentralizada do conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, decorreu a 2 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Aguiar da Beira. Embora pertencente ao distrito da Guarda, aquele concelho integra várias organizações do território da região de Viseu, nomeadamente a CIM e a Diocese de Viseu.

A CIM Viseu Dão Lafões divulgou que “atendendo a que, em virtude da sua descentralização, estes plenários passam a realizar-se, de forma itinerante, nos 14 municípios do território”. 

Da ordem de trabalhos destacou-se a votação das propostas para a “aquisição de serviços para a elaboração de processos de representação gráfica georreferenciada, no âmbito do projeto de Implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado na região de Viseu Dão Lafões – BUPi”, divulgou a CIM.

O Conselho Intermunicipal é um órgão de direção da Comunidade Intermunicipal, sendo constituído pelos 14 presidentes das câmara municipais que integram a CIM Viseu Dão Lafões. O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, foi recentemente eleito presidente da referida comunidade intermunicipal.

A primeira reunião descentralizada decorreu na semana em que no centro Europe Direct, em Viseu, se abriu as suas portas à exposição itinerante ‘O Futuro é Amanhã!’. A mostra, que vai andar por escolas, colégios e jardins de infância, visa sensibilizar a população mais jovem, nomeadamente a população estudantil, para as problemáticas das alterações climáticas. 

Segundo o presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “as alterações climáticas, para além de uma questão muito premente no território, encontram-se entre as principais preocupações dos mais novos, relativamente aos desafios presentes e futuros da União Europeia”.

Emília Amaral | edição impressa JB 11/11/2021


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo