Sinais da Palavra

Batismo do Senhor – Ano C

Por: Pe. Nuno Azevedo

Diz-nos São Pedro no livro dos Atos dos Apóstolos: “Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo demónio, porque Deus estava com Ele”.

Compreendamos esta unção, este assinalar do Messias, do Cristo esperado. Ele vem para cumprir as profecias, vem iniciar a nova vida do homem. Como resume São Pedro de uma forma simples, mas poderosa, “passou fazendo o bem”.

Já Isaías nos apresentava esta figura do Servo de Deus que se cumpre totalmente em Jesus Cristo: “tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações”. Jesus vem cumprir a nova e eterna aliança, vem ser a luz das nações. Sem violência, nem imposição, mas pela força de Deus e do amor que apresenta. Como recorda o profeta: “não gritará, nem levantará a voz, nem se fará ouvir nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega: proclamará fielmente a justiça. Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra”.

Antes de batizar Jesus, antes dos sinais admiráveis desse mesmo batismo, João Batista anunciava: “Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo”. Em Cristo, vivemos esse novo batismo, que nos faz filhos no Filho, que nos enche do Espírito Santo, que nos leva à comunhão com o próprio Deus.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo