Região

CIM Viseu Dão Lafões vai realizar testes de despistagem às IPSS e a Instituições de apoio à deficiência

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, em articulação com os Centros Distritais de Segurança Social de Viseu e da Guarda, e com as Autoridades de Saúde locais, vai iniciar um programa de despistagem de Covid-19 em lares de idosos e lares residenciais pertencentes aos municípios da região Viseu Dão Lafões.

Esta intervenção tem como objetivo conter o risco de propagação em instituições ainda não testadas e sem situações de infeção. Serão realizados testes a todos os funcionários e utentes com sintomas.

Segundo o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Mota Abrantes, “a testagem irá iniciar-se, desde já, por todo o território, e visa prevenir o contágio e a propagação do vírus junto das populações de risco e, por outro lado, garantir condições de segurança no trabalho aos colaboradores, que se encontram na linha da frente nestas instituições e, desta forma, proteger também os seus utentes”.

Rogério Mota Abrantes refere ainda “que se trata de um programa em articulação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade, Emprego e Segurança Social que, para o efeito, a CIM Viseu Dão Lafões e os seus municípios assumirão uma parte da comparticipação financeira dos testes, evitando, assim, que os custos sejam suportados por estas Instituições”.

O programa também irá ter uma articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa para a realização das colheitas.

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo