Viseu

Colecionador natural de Viseu doa coleção de pintura ao Museu Grão Vasco

O Museu Nacional Grão Vasco recebeu na passada terça-feira, 29 de junho, a coleção de pintura do colecionador Ernesto Pais de Almeida. Trata-se de uma coleção constituída por 35 obras de pintura portuguesa e estrangeira, maioritariamente do séc. XVII e XVIII.

“Nela, a pintura de paisagem e de temática religiosa constituem os núcleos mais expressivos, com especial destaque para as obras do Atelier de Peter Paul Rubens (séc. XVII) e de pintores como Tobias Verhaecht (1561-1631) e Paul Landon (1761-1826). Merecem também destaque a pintura mitológica, a natureza-morta e o retrato, com destaque para a obra do pintor Jacob Fransz van der Merck (1610-1664)”, revelou o Museu Nacional Grão Vasco em comunicado, acrescentando que “integram também esta coleção um conjunto vasto de outros artistas, representados em importantes museus europeus”.

Ernesto Pais de Almeida nasceu em Viseu, fez o Liceu Nacional de Viseu e prosseguiu a sua formação na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mais tarde frequentou a Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa.

Para este colecionador, a doação é o meio de retribuir o prazer que teve, na sua juventude, ao visitar este Museu, quase todos os domingos, depois da missa na Sé.

A diretora do Museu Nacional Grão Vasco, Odete Paiva considerou que “esta doação contribui decisivamente para a notoriedade deste Museu e para a internacionalização das suas coleções”.

Para a responsável “representa ainda um momento de assinalável reconhecimento da importância desta instituição na criação de públicos e na formação do gosto pelas artes”, escreveu em comunicado, lembrando que “nesta coleção, diversa quanto à temática, à cronologia e aos materiais, cada obra reflete um gosto, uma circunstância e muitas memórias, que constroem um ciclo de vida desenhado em várias latitudes, mas que tem como ponto de partida e de chegada Viseu e o Museu Grão Vasco”.

Emília Amaral


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo