Viseu

Covid- 19: Concelho de Viseu entra hoje na lista dos concelhos em elevado risco

O concelho de Viseu e mais nove municípios do distrito de Viseu integram hoje, segunda-feira, 16 de novembro, a nova lista de 191 concelhos em elevado risco de contágio da Covid-19. São eles São Pedro do Sul, Mangualde, Lamego, Penalva do Castelo, Resende, Sátão, Vila Nova de Paiva, Nelas e Castro Daire.

Na lista mantêm-se os concelhos de Oliveira de Frades, Cinfães e Santa Comba Dão.

Os concelhos estão sujeitos a várias medidas como a proibição de circulação na via pública entre as 23h e as 5h nos dias de semana e a partir da 13h aos fins de semana. No entanto, esta medida prevê certas exceções como deslocações para desempenho de funções profissionais ou equiparadas, sendo para isso necessária uma declaração, deslocações por motivos de saúde, deslocações para assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes, deslocações para acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica ou tráfico de seres humanos, bem como de crianças e jovens em risco, deslocações para cumprimento de responsabilidades parentais, deslocações para passeios higiénicos e para passeio dos animais de companhia, deslocações a estabelecimentos de venda de bens alimentares e de higiene com porta para a rua até 200 m2, deslocações para urgências veterinárias, deslocações necessárias ao exercício da liberdade de imprensa, deslocações por outros motivos de força maior e regresso a casa proveniente das deslocações permitidas.

Nestes concelhos, nos próximos dois fins de semanas, o comércio pode abrir a partir das 8h e tem  de fechar à 13h, com exceção de farmácias, clínicas, consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2 e bombas de gasolina. Os restaurantes, a partir da 13, só podem funcionar através de entrega ao domicílio.

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo