Região

COVID – 19: Laboratório de Tondela realiza a partir de hoje testes para o Hospital São Teotónio

A partir desta segunda-feira, 30 de março, o Centro Hospitalar Tondela Viseu através de uma parceria com o laboratório ALS Life Sciences de Tondela, vai poder realizar testes laboratoriais para deteção da COVID – 19 em apenas quatro horas.

As análises serão realizadas no laboratório da ALS de Tondela, reconhecido pela sua experiência e preparado para a realização de testes de deteção de vírus por biologia molecular.

As amostras serão colhidas nas instalações do Centro Hospitalar Tondela Viseu e depois transportadas para Tondela. No âmbito da parceria, a empresa ALS irá realizar sem custos esses testes, até ao controlo da pandemia. Os kits` para a realização destes testes serão comprados e fornecidos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O diretor geral da ALS para a Europa do Sul, João Cotta, explicou à comunicação social que, “no curto prazo, o laboratório da ALS de Tondela produzirá os seus próprios `kits` de diagnóstico”, de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde e aprovados pelo Instituto Nacional de Saúde, sendo possível “reduzir a importação, assim como a pressão sobre o `stock` do SNS”.

Emília Amaral

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Back to top button