Região

Covid-19: Portugal entra esta segunda-feira em novo estado de emergência

Portugal entrou esta segunda-feira, 9 de novembro, em Estado de Emergência, para combate o novo coronavírus.

Várias medidas foram aprovadas em Conselho de Ministros extraordinário realizado no sábado à noite, 7 de novembro. Uma delas é o recolher obrigatório entre as 23h e as 5h em dias de semana e a partir das 13h em fins de semana, nos 121 concelhos de elevado risco de propagação da Covid-19. O distrito de Viseu tem sete concelhos nessa situação: Tondela, Cinfães, São João da Pesqueira, Tabuaço, Santa Comba Dão, Oliveira de Frades e Moimenta da Beira. No entanto, esta medida prevê exceções como deslocações para o trabalho, situações de emergência, passeio higiénico ou passeio de animais.

O executivo aprovou ainda outras medias que se aplicam a todo o país como a medição da temperatura corporal por meios não invasivos no acesso a local de trabalho, escolas, meios de transporte ou espaços comerciais e desportivos. O novo Estado de Emergência prevê a possibilidade de se exigir testes de diagnóstico para a Covid-19 em escolares, estabelecimentos de ensino, lares, á entrada e saída do território nacional, prisões e ainda outros locais que a Direção- Geral da Saúde determinar.

Outras medidas aprovadas são a possibilidade de requisitar recursos, meios e estabelecimentos de saúde de setores privado e social e, ainda, a mobilização de recursos humanos para aumentar a capacidade de rastreamento, como a realização de inquéritos epidemiológicos ou rastreio de contactos de trabalhadores em isolamento profilático, de professores sem componente letiva ou militares das Forças Armadas.

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo