Viseu

Covid-19: Portugal entra esta sexta-feira na última fase de levantamento de restrições

Todo o país avança esta sexta-feira, 1 de outubro, para a última etapa de levantamento das restrições impostas para controlar a pandemia da Covid-19. O plano traçado com várias etapas que os portugueses têm vindo a cumprir foi acontecendo ao ritmo da vacinação, que está agora próximo da meta dos 85%.

As lojas e restaurantes deixam de estar sujeitas a restrições de horários e de limitação de clientes. Tal acontece no âmbito desta terceira fase do desconfinamento, que prevê também a reabertura de bares e discotecas.

O uso de máscara mantém-se obrigatório nos transportes públicos, nas Lojas de Cidadão, nas escolas (exceto nos espaços de recreio ao ar livre), nas salas de espetáculos, nos cinemas, nas salas de congressos, nos recintos de eventos, nos serviços de saúde e nas estruturas residenciais para idosos, assim como nos espaços comerciais com área superior a 400 metros quadrados, incluindo centros comerciais.

A entrada nos bares e nas discotecas fica dependente da apresentação do certificado, mas apenas para clientes, já que os trabalhadores e fornecedores estão dispensados desta regra.

Também neste 1 de outubro, acaba a recomendação de teletrabalho, sem prejuízo da manutenção do desfasamento de horários, e é eliminada a regra que impunha a testagem em empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local de trabalho.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo