Diocese

Diocese de Viseu promove campanha de recolha de bens alimentares em Dia Mundial dos Pobres

A Diocese de Viseu através do Secretariado Diocesano para a Pastoral Social vai promover, no próximo domingo, uma campanha de recolha de bens alimentares junto das igrejas e dos Centros Sociais Paroquiais, como forma de assinalar o Dia Mundial dos Pobres, a 14 deste mês, instituído pelo Papa Francisco em toda a Igreja, em 2016. E este ano sob o tema ‘Sempre tereis Pobres entre Vós’.

“Neste domingo traga como oferenda a apresentar ao Senhor, na Missa, um sinal de generosidade para com os mais necessitados, porque se sente tocado pelo Evangelho e quer fazer da partilha com os pobres um projeto de vida, à semelhança de muitos santos”, afirma o Padre Manuel Clemente, responsável pelo Secretariado Diocesano para a Pastoral Social num texto de apresentação da campanha.

A dinâmica da campanha da Diocese de Viseu desafia cada pessoa a deixar um bem alimentar à porta de uma Igreja onde haverá espaços próprios de recolha ou então num Centro Social Pastoral. Esses bens angariados serão depois distribuídos pelas pessoas mais carenciadas de cada comunidade. Os bens alimentares podem igualmente ser entregues na Cáritas Diocesana de Viseu ou mesmo telefonar para esta instituição que a mesma faz a recolha e distribui os bens a famílias carenciadas.

O Padre Manuel Clemente recorda algumas citações do Papa Francisco na mensagem deste ano para o Dia Mundial dos Pobres com o tema ‘Sempre Tereis Pobres entre Vós’, para lembrar às pessoas que vivemos um tempo em que é necessário ir ao encontro dos pobres. “Ele [Papa Francisco] diz que ‘não podemos ficar à espera que batam à nossa porta, é urgente ir ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde por vezes se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento”, cita.

Também nas palavras do Papa Francisco, o sacerdote recorda que “o rosto de Deus que Jesus revela é o de um Pai para os pobres e próximo dos pobres”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo