Diocese

Diocese disponibiliza 50 camas no Seminário Maior de Viseu e no Convento de Cabanas de Viriato

A Diocese de Viseu tem disponível 50 camas desde o início do estado de emergência em Portugal decretada devido à pandemia da doença COVID-19. O Seminário Maior de Viseu tem preparada uma ala com 30 quartos individuais, destinada a receber profissionais de saúde do Hospital São Teotónio e agentes da Polícia Municipal. Em Carregal do Sal, o antigo Convento junto à Igreja Paroquial de Cabanas de Viriato, preparou 20 camas para responder a emergência naquele concelho.

O Bispo da Diocese, D. António Luciano, adianta que há ainda casas paroquiais que estão a preparar-se para disponibilizar camas destinadas a isolar doentes no âmbito do combate à pandemia. Em Sátão, por exemplo, a Paróquia divulgou já que disponibilizou à Proteção Civil concelhia 10 camas.

António Luciano explica que essa resposta “passou pelas prioridades da Diocese” logo na primeira reunião que efetuou com os Arciprestes, mas “até à data não foi preciso em Viseu”, dado que há unidades hoteleiras próximas do Hospital São Teotónio que estão a dar respostas aos profissionais de saúde. Segundo o Bispo da Diocese, esse apoio está a ser concertado com os organismos locais, uma vez que foi igualmente solicitado “através de vários serviços públicos os espaços que a Diocese podia disponibilizar no sentido de ficarem abertos para necessidades futuras”.

O Bispo da Diocese adianta que no Seminário de Viseu está tudo pronto para receber esses profissionais. “No Seminário vivem neste momento alguns Padres, mas estão independentes da ala que está reservada. São quartos individuais devidamente preparados para esta urgência”, sublinhou.

Emília Amaral

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo