Região

Eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro

O Governo decidiu, esta quinta-feira, 1 de julho, marcar as eleições autárquicas para o dia 26 de setembro. O anúncio foi feito pela ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, após decisão tomada na reunião semanal do Conselho de Ministros.

A decisão surge depois de, na passada sexta-feira, o Governo ter feito um ronda de audiências com os partidos com assento na Assembleia da República e as associações nacionais de municípios e de freguesias, sobre o assunto. Os partidos estavam divididos entre esta data (proposta por PS, BE, Chega e IL) e 10 de outubro (PSD, CDS, PCP e PEV), tendo-se decidido pela preferência do último domingo de setembro.

A lei eleitoral prevê que as eleições autárquicas sejam marcadas “por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência” para se realizem “entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro do ano correspondente ao termo do mandato”.

O distrito de Viseu tem 24 câmaras municipais e 277 freguesias. Nas últimas eleições autárquicas de 2017 votaram 214.249 eleitores dos 360.596 inscritos.

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo