Viseu

Encenação da Via Sacra e encontro de Amentação das Almas marcam programação da Páscoa em Viseu

A Câmara Municipal de Viseu anunciou que no próximo sábado, 1 de abril, têm início as celebrações da Páscoa (fim do tempo da Quaresma) no concelho, que se prolongam até 16 de abril com uma agenda de programação que conta com cerca de uma centena de eventos e atividades diversas.

“O concelho desafia viseenses e visitantes a viver a época pascal com um programa de celebrações religiosas e manifestações da fé, na cidade e nas freguesias, mas também iniciativas culturais, concertos e espetáculos através do Festival Internacional de Música da Primavera, oficinas e horas do conto nos Museus Municipais e na Biblioteca”, especificou em comunicado.

A programação dá nota de que, no próximo domingo, 2 de abril, às 21h, realiza-se a encenação da Via Sacra, no Monte de Santa Luzia, na Freguesia do Campo. “Um desfile onde serão encenadas as diversas estações que retratam o percurso de Jesus até à sua morte, num momento que espera reunir centenas de pessoas. Destaque, ainda, para a encenação da Via Sacra em Ranhados, também no dia 2, pelas 20h30, numa organização do Agrupamento 1029 do CNE (Corpo de Escuteiros) de Ranhados”, divulgou.

Já no dia 5 de abril, às 20h30, o Claustro da Sé acolhe o 7º Encontro de ‘Amentação das Almas’ de Viseu, com a participação dos grupos que mantêm viva esta tradição católica de Abraveses, de Vila Nova do Campo, da Associação Folclórica Cultural e Recreativa de Pereiras de Bodiosa e dos Cantares de Carvalhal de Vermilhas (Vouzela). Um evento de entrada livre, organizado pela Câmara de Viseu e Casa do Povo de Abraveses, com a colaboração do Cabido da Sé.

O Festival Internacional de Música da Primavera também tem início no primeiro dia de abril. Destaque para o concerto “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, interpretado pelo Quarteto Camões, na Igreja de Coração de Jesus (Igreja nova), a 7 de abril.

Este mês, regressam também os ‘Sábados com História’, no dia 1 de abril. Uma iniciativa da Câmara de Viseu que leva os interessados a conhecer a história de diversos espaços históricos da cidade, habitualmente fechados ao público-geral. Segundo a autarquia, “o objetivo é dinamizar o turismo da Cidade-Jardim. Nesta edição, a Porta dos Soar é o local escolhido e poderá ser visitada entre as 10h e as 12h, e das 14h às 17h.

Enquanto decorrem eucaristias, procissões e cultos da fé por todo o concelho, a programação da Páscoa reserva também atividades pensadas à medida dos mais pequenos, oferecendo um conjunto de eventos criativos e de leitura para o período de férias escolares, tanto nos Museus Municipais como na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.

 A programação completa está disponível para consulta em www.cm-viseu.pt.

Emília Amaral


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo