Diocese

Encontro Nacional de Formadores de Acólitos

Após um interregno devido à pandemia, o Serviço Nacional de Acólitos levou a cabo nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2022 o Encontro Nacional de Formadores de Acólitos na Diocese de Viseu.

Estiveram presentes cerca de 30 acólitos formadores de várias Dioceses do nosso País, nomeadamente de Braga, Porto, Coimbra, Viseu, Guarda, Lisboa, Lamego, Évora e Diocese das Forças Armadas e de Segurança.

Ao longo dos três dias foram vários os momentos em que se refletiu e se trabalhou o tema ‘Acólito, que pressa te move?’. Estes foram marcados com reflexões, momentos de oração, trabalhos de grupo, visita cultural…

“A partir de análise da vida de jovens do século XXI e que se tornaram modelos de santidade, e do conhecimento do Missal Romano, os Formadores levaram para as suas comunidades formas de trabalho e análise de como a santidade do cristão tem como meta e fonte a Eucaristia”, referiu o Padre Luís Leal, Diretor do SNA.

Viseu foi a Diocese anfitriã deste Encontro, que contou com a presença do Bispo Diocesano, D. António Luciano, que presidiu à Eucaristia na Catedral, seguindo-se de uma visita guiada à mesma e ao Museu de Arte Sacra, sob a orientação da Dra. Fátima Eusébio, Responsável pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.

O Departamento de Pastoral Litúrgica foi corresponsável deste Encontro, tendo dinamizado um momento teórico e prático sobre a nova edição do Missal Romano.

O Serviço Diocesano de Acólitos de Viseu sublinha a importância deste Encontro, tendo participado pela primeira vez com Acólitos de Viseu, olhando para esta iniciativa como forma de valorização do Ministério do Acolitado, tendo este condições para ser uma referência no serviço ao altar e uma aposta de todas as Comunidades Paroquiais. O SDAV sublinha assim as palavras do episcopado português em nota pastoral: “o acolitado não é um mero serviço funcional, mas um ministério que abrange crianças, jovens e adultos, rapazes e raparigas, que devem ser pastoralmente acompanhados para riqueza e edificação, não apenas dos próprios, mas de toda a comunidade.”

Pedro Miguel Teixeira

Responsável Diocesano dos Acólitos


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo