Sinais da Palavra

Epifania do Senhor – Ano C

Por: Pe. Nuno Azevedo

“Porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor”, diz-nos o livro de Isaías.

Chegou a luz do céu e agora brilha sobre todos os que a acolhem. E, guiados por esta luz, encontraremos o Senhor. E podemos caminhar guiados por esta luz, coo também profetiza Isaías: “as nações caminharão à tua luz e os reis ao esplendor da tua aurora”.

O mistério foi agora revelado. São Paulo lembra aos Efésios: “foi-me dado a conhecer o mistério de Cristo”.

Dado a conhecer na nossa própria realidade, na nossa própria natureza humana. Deus que Se dá a conhecer Homem como nós, para salvar a todos. E São Paulo recorda mesmo esta universalidade da Salvação: “os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho”.

Os magos vindos do Oriente deixam-se guiar por esta mesma luz, procurando o Senhor. “Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O”.

Com a mesma alegria dos magos ao contemplar a estrela, encontremos o Senhor. E abramos o coração e a vida para lhos oferecer. Ouro, como a um Rei, Senhor das nossas vidas. Incenso, como ao Deus connosco, subindo como as nossas orações. E mirra, como a um verdadeiro homem que morre para nos salvar.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo