Região

Estreia esta sexta-feira novo espetáculo do Trigo Limpo inspirado nas memórias da antiga Tondela

O Trigo Limpo Teatro ACERT anunciou a estreia da sua última criação ‘O Bosque’, uma criação inspirada nas memórias da zona antiga de Tondela, de Ilda Teixeira e Rui Macário, que, antecipam, “apresenta uma narrativa poética e universal sobre a interdependência entre pessoas, lugares e histórias, num paralelo com a vida nos bosques”.

A peça sobe a palco esta sexta-feira, 6 de dezembro, e no sábado, dia 7, às 19h30, e serve de convite para revisitar a essência das comunidades, explorando o valor da memória coletiva.

“Incomoda-me e entristece-me que estes lugares com tanta alma e história sejam deixados para trás, esquecidos, em ruínas e ao abandono, sem que ao longo dos anos haja um projeto estratégico dos municípios para a sua regeneração. E esta minha preocupação foi, de facto, o motor para o arranque deste projeto”, contou Ilda Teixeira, durante o ensaio à comunicação, que decorreu na passada terça-feira.

A peça acompanha três amigos que regressam ao “bosque” das suas infâncias, um espaço onde as memórias pessoais e universais se cruzam. O processo criativo envolveu pesquisa e um contacto e interação com algumas pessoas da comunidade local. A encenadora acrescentou que visitaram “lugares emblemáticos, como a loja Serginho Tamanqueiro ou a Mercearia Torres, ícones de Tondela” e recolheram “histórias que foram transformadas em material teatral”.

O texto base foi criado por Rui Macário a partir de entrevistas, tendo o espetáculo sido construído também através de improvisações com os atores.

Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira física da ACERT, mas também online em acert.bol.pt


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo