Estreia esta sexta-feira novo espetáculo do Trigo Limpo inspirado nas memórias da antiga Tondela
O Trigo Limpo Teatro ACERT anunciou a estreia da sua última criação ‘O Bosque’, uma criação inspirada nas memórias da zona antiga de Tondela, de Ilda Teixeira e Rui Macário, que, antecipam, “apresenta uma narrativa poética e universal sobre a interdependência entre pessoas, lugares e histórias, num paralelo com a vida nos bosques”.
A peça sobe a palco esta sexta-feira, 6 de dezembro, e no sábado, dia 7, às 19h30, e serve de convite para revisitar a essência das comunidades, explorando o valor da memória coletiva.
“Incomoda-me e entristece-me que estes lugares com tanta alma e história sejam deixados para trás, esquecidos, em ruínas e ao abandono, sem que ao longo dos anos haja um projeto estratégico dos municípios para a sua regeneração. E esta minha preocupação foi, de facto, o motor para o arranque deste projeto”, contou Ilda Teixeira, durante o ensaio à comunicação, que decorreu na passada terça-feira.
A peça acompanha três amigos que regressam ao “bosque” das suas infâncias, um espaço onde as memórias pessoais e universais se cruzam. O processo criativo envolveu pesquisa e um contacto e interação com algumas pessoas da comunidade local. A encenadora acrescentou que visitaram “lugares emblemáticos, como a loja Serginho Tamanqueiro ou a Mercearia Torres, ícones de Tondela” e recolheram “histórias que foram transformadas em material teatral”.
O texto base foi criado por Rui Macário a partir de entrevistas, tendo o espetáculo sido construído também através de improvisações com os atores.
Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira física da ACERT, mas também online em acert.bol.pt