Diocese

Exposição interdiocesana ‘Diálogos’ chega à Diocese de Viseu em Dia de São Teotónio

“A ideia de os Bens Culturais da Igreja trabalharem em rede era fundamental”

Depois de ter passado por Lamego e Aveiro, a exposição interdiocesana ‘Diálogos. Na Beleza das Obras Contemplamos a Beleza do Criador’ vai ser inaugurada no Museu da Misericórdia, em Viseu, na próxima sexta-feira, 18 de fevereiro, às 19h30, uma data que para a Diocese é de festa ao comemorar-se o Dia de São Teotónio, padroeiro da cidade e da Diocese.

O projeto inovador juntou pela primeira vez quatro dioceses da região Centro – Viseu, Lamego, Aveiro e Guarda – através dos seus departamentos dos bens culturais, que resultou na montagem de uma mostra de peças ímpares não afetas ao público, representativas de diferentes regiões, mas que visa sobretudo alertar para o cuidado a ter com o ambiente e a preservação do património religioso. Até dia 21 de agosto a exposição vai estar em Viseu, depois segue para a cidade da Guarda.

O Jornal da Beira conversou esta semana com a responsável pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio. A logística é difícil e complexa, mas a responsável conclui que a experiência do trabalho em rede pode dar bons frutos no futuro dos bens culturais da Igreja.

Este conteúdo requer uma subscrição
Subscreva uma assinatura ou faça Login.

Emília Amaral | edição impressa JB 17/02/2022


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo