Faleceu o missionário comboniano António Martins da Costa
O Bispo de Viseu manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do irmão António Martins da Costa, o primeiro missionário comboniano português, natural de Cepões, que faleceu ontem, 29 de julho, aos 96 anos, em Viseu.
O seu funeral realiza-se hoje, dia 30 de julho. O seu corpo esteve em câmara ardente na capela do Seminário das Missões, em Viseu, tendo o Bispo da Diocese presidido à celebração da Eucaristia. Às 15h00, na Igreja Paroquial de Cepões, a sua terra natal, terão lugar as exéquias fúnebres, indo depois a sepultar no cemitério local.
O irmão António nasceu na paróquia de Cepões no dia 3 de Janeiro de 1928. Conheceu os missionários combonianos depois de terminar o serviço militar. No ano de 1950, passou na sua terra natal o padre italiano Angelo La Salandra que suscitou nele o desejo missionário fazendo com que, dois anos depois, iniciasse o seu percurso missionário na congregação fundada por D. Daniel Comboni.
Fez o noviciado em Itália e mais tarde os votos temporários de castidade, pobreza e obediência, oferecendo a sua vida a Deus, para o serviço da missão missionário, segundo o carisma do seu fundador. No dia 9 de setembro de 1960, em Vila Nova de Famalicão, fez os votos perpétuos.
O irmão António Martins, que nos últimos anos viveu na comunidade de Viseu, dedicou a sua vida ao serviço missionário em Portugal, nomeadamente em Santarém, Moçambique e Brasil. A sua vida foi vivida com serenidade, testemunho e alegria mostrando a grandeza da sua vocação como irmão missionário. O seu modo de viver a sua vocação lembra a todos que a vida missionária é um compromisso com Cristo e com os irmãos.
Que o Senhor o recompense pelo bem que realizou e pela inspiração suscitada a tantas gerações de missionários, assim como os desafios lançados a todo o povo de Deus.
O Bispo, em seu nome pessoal e da Diocese de Viseu, apresenta os seus sentidos pêsames à família, aos Missionários Combonianos e à Paróquia de Cepões.