Viseu

Hospital de Viseu restringe visitas a partir desta segunda-feira

A administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) anunciou em comunicado que passa a restringir as visitas aos doentes internados, a partir desta segunda-feira, 9 de março, nos três polos que integram o Centro Hospitalar: Hospital Cândido Figueiredo em Tondela, Hospital de São Teotónio em Viseu e Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, também em Viseu, “de forma a colaborar na contenção da propagação do COVID-19”.

Segundo a administração do CHTV, a infeção pelo novo Coronavírus (COVID-19) é um problema grave de saúde pública, sobre o qual a Organização Mundial de Saúde, a Direção Geral de Saúde e Governo de Portugal se têm pronunciado e emanado várias diretivas. Os recentes dados epidemiológicos verificados em Portugal, que apontam para uma maior incidência de casos positivos de infeção por COVID-19 na região norte, suscitou acrescidas preocupações e medidas adicionais em várias instituições, onde se regista uma concentração significativa de pessoas, acrescenta a nota.

O Conselho de Administração do Centro Hospital Tondela-Viseu garante que tem vindo a adotar as medidas entendidas como adequadas para proteger os doentes, os profissionais de saúde e toda a população, entre as quais a suspensão temporária dos estágios clínicos dos estudantes das universidades, escolas superiores e técnico-profissionais, de eventos públicos, dos métodos de seleção de candidatos que envolvam a presença física dos intervenientes, das atividades formativas no departamento de educação permanente; formação em serviço, com exceção da dedicada à utilização de equipamentos de proteção individual e de conhecimento relativo à COVID-19, das comissões gratuitas de serviço aos profissionais de saúde para frequência de formação externa e da visita de profissionais de divulgação de medicamentos e dispositivos médicos.

Assim, a partir desta segunda-feira e até nova avaliação, cada doente adulto internado só pode ter a visita da pessoa que designou por Acompanhante e apenas durante o período compreendido entre as 14h e as 15h, e entre as 18h30 e as 19h30. Se o doente não tiver acompanhante designado terá uma visita sem possibilidade de troca, por cada período.

Nos Serviços de Pediatria e Neonatologia apenas é permitida a entrada de pai e mãe, sem limitação de horário. No Serviço de Obstetrícia só é permitida a entrada do pai ou acompanhante designado, mantendo-se o horário entre as 12h e as 20h.

Reconhecendo a importância das visitas na convalescença dos doentes, a decisão tomada reveste-se de um caracter excecional, na linha das decisões de outras instituições de saúde, podendo ser alterada em qualquer momento, mediante a evolução epidemiológica.

Na admissão e alta de doentes apenas é permitida a entrada de um acompanhante.

Nas Consultas Externas, Hospitais de Dia e Realização de Exames Complementares de Diagnóstico só será permitido um acompanhante, à pessoa que manifestamente apresente situação de dependência e/ou doença incurável em estado avançado.

Esta unidade hospitalar informa ainda que o seu conselho de administração reserva-se ainda o direito de proibir a entrada de visitas que apresentem sintomas de constipação e desaconselha fortemente a visita a doentes, a quem tenha regressado recentemente do estrangeiro.

EA

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Back to top button