Viseu

‘Ilumina’: Teatro Viriato em Viseu com uma estreia este sábado

O Teatro Viriato, em Viseu, estreia este sábado, 26 de fevereiro, às 21h, o espetáculo de teatro ‘Lumina’, um projeto teatral nascido de um desafio lançado pelo coletivo Bestiário ao desenhador de luz Manuel Abrantes, que mostra o resultado de um caminho diferente para o para o processo artístico.

“O espetáculo está construído de uma forma muito pragmática, ou seja, temos centenas de deixas de luz, cronometradas com tempos próprios, em que não são os atores que mandam”, acrescentou Miguel Ponte, no final do ensaio para a comunicação social.

Miguel Ponte divide a direção artística do espetáculo com Manuel Abrantes. Este explicou aos jornalistas que, por norma, o trabalho do desenhador de luz acontece quando já existe “uma base bruta do que vai ser o objeto artístico final”. “Aqui não, aqui a proposta foi por a luz e depois os atores”, explicou, mostrando que ‘Ilumina’ não é um espetáculo de luz, mas mais do que isso.

O espetáculo conta com a interpretação de Teresa Vaz, Joana Petiz, Afonso Viriato e Helena Caldeira, e apresenta uma reflexão sobre o “excesso do contemporâneo”. Miguel Ponte acrescentou que o objetivo é que a linha dramatúrgica, ainda que inconscientemente, deixe a sensação no público de “partir de um excesso, de um abuso de imagens, de velocidade e de ruído”.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo