Incêndio em Mangualde obrigou a evacuar aldeia de Santo Amaro de Tavares

Um incêndio rural que lavra desde as duas horas da madrugada desta quarta-feira, 13 de julho, em Abrunhosa-a-Velha, no concelho de Mangualde, obrigou à retirada dos habitantes da aldeia de Santo Amaro de Tavares, mas pela manhã as pessoas já regressaram a casa.
O incêndio com duas frentes ativas está a ser combatido também desde a 7h30 de manhã por quatro meios aéreos, o que leva o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, a acreditar qua situação “está mais estabilizada e que “nas próximas horas se possa dar resposta a uma noite longa”. No combate às chamas, às 9h, estavam 113 operacionais com 32 viaturas segundo dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A autarquia adiantou que no local estão também equipas dos serviços municipais, bem como do Gabinete de Ação Social com técnicos em permanência a apoiar as pessoas sobretudo da aldeia que foi evacuada, onde vivem sobretudo idosos.
Um bombeiro ficou ferido na sequência do combate às chamas, em Mangualde. O operacional foi transportado para o Hospital de Viseu, depois de se ter sentido mal por inalação de fumo.
A falta de acessos tem sido uma das dificuldades no combate a este incêndio no concelho de Mangualde.