Região

Incêndios: Situação mais calma em Viseu Dão Lafões, mas com Castro Daire a preocupar

A agora denominada Sub-região Viseu Dão Lafões ainda mantém alguns fogos ativos, mas a situação está mais calma, esta manhã de quinta-feira, 19 de setembro. O Comando Sub Regional divulgou que há incêndios ativos em Mangualde, Penalva do Castelo (em curso), Castro Daire (em curso) e São Pedro do Sul.

O Fogo de Castro Daire é o que está a gerar maior preocupação, com mais de 500 operacionais portugueses e estrangeiros apoiados por mais de 130 viaturas e vários meios aéreos. O presidente da Câmara disse ao final da manhã que havia 12 frentes ativas no incêndio do concelho.

Em Mangualde, onde nos últimos dias o fogo inspirou muitos cuidados e o concelho tem cerca de cinco mil hectares ardidos, está agora dominado.

Nos concelhos de Nelas e Carregal do Sal, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ainda permanecem mais de uma centena de operacionais no terreno, mas os fogos estão em resolução.

A maior concentração de meios de combate verificava-se, ao início da manhã, nos concelhos de Castro Daire e S. Pedro do Sul. “As situações que apresentam maior preocupação no concelho verificam-se em Mosteirinho e no Sobral, na freguesia de Pinho. Encontram-se muitos meios de socorro nestes locais para a salvaguarda de pessoas e bens.Existe ainda uma situação na serra, em zona de mato, que está a ser controlada e onde se encontram dois meios aéreos”, podia ler-se há poucos minutos na página da autarquia de São Pedro do Sul, apelando ???????????????? ???????????? ???? ????????????????????ação “???????????????????????????????? ???? ???????????????????? ???? ???????????????? ???????? ????????????????????????????????ações ???????? ????????????????eção ????????????????????, ???????????????????????????????????? ???? ????????????”.

O incêndio de Águeda (Aveiro) que ontem esteve em risco de alastrar a Tondela e Oliveira de Frades (distrito de Viseu) ficou dominado em todas as frentes a meio da noite, embora ainda haja bombeiros no terreno.

(Notícia em atualização)


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo