Região

´Janeiro Cultural´está de volta a Tondela este ano sob o mote dos 50 anos do 25 de Abril

Arrancou esta quarta-feira, 17 de janeiro, a 5ª edição do programa ‘Janeiro cultural’ que até ao último dia do mês vai levar a Tondela palestras, conferências, debates, espetáculos de teatro e workshops de cinema.

Numa organização conjunta da Câmara Municipal e da Rede de Bibliotecas de Tondela, o evento tem este ano como pano de fundo as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, mas sempre com o objetivo de ampliar a cultura e o conhecimento do público escolar.

As atividades agendadas têm como destinatários os alunos do 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. O ‘Janeiro Cultural’ arrancou, no Auditório Municipal, com a palestra ‘Liberdade e os direitos humanos’ com o jornalista Joaquim Furtado.

No dia 19 (sexta-feira), mais uma vez no Auditório Municipal e no período da manhã, acontece a palestra ‘A educação na revolução’ pelo professor universitário Joaquim Pintassilgo.

Já no dia 22 (segunda-feira) realiza-se, à tarde, no Auditório 1 da ACERT, a conferência/debate ‘A escola antes de abril, escola de hoje e a escola do futuro’, que terá como palestrantes José Pacheco, da Escola da Ponte, José Carlos Magalhães Loureiro, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, e de António Rochette, da Universidade de Coimbra.

Nos dias 22, 23 e 24, durante todo o dia, a companhia Gambozinos e Peobardos vai levar à cena, no Auditório 2 da ACERT, o espetáculo de teatro ‘O dia depois de amanhã’.

O historiador, comentador e ex-político Pacheco Pereira vai participar no dia 26, à noite, no Auditório 2 da ACERT, na conferência\debate ‘Democracia: que futuro?’, sendo esta iniciativa também aberta a toda a comunidade.

No âmbito do ‘Janeiro Cultural’ decorrem ainda na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela, workshops de cinema ‘Celebrar abril. Um poema. Um filme’, numa ação promovida pelo Cineclube de Viseu e pelo BAP – Animation Studio.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo