Centenário JB

Jornal da Beira homenageado pela Junta de Freguesia de Viseu

A Junta de Freguesia de Viseu (JFV) entregou ao Jornal da Beira – Semanário da Diocese de Viseu, uma “lembrança evocativa pela celebração dos 100 anos de vida”, que completou a 9 de janeiro de 2021.

Trata-se de uma salva feita com estanho certificado de Bodiosa. Uma peça “muito bonita” nas palavras do presidente da JFV, Diamantino Santos, com 30 centímetros de diâmetro com um brasão da freguesia de Viseu na parte da frente e na base uma gravação alusiva à efeméride.

“É uma salva que entregamos quando as nossas instituições da freguesia celebram datas importantes e não quisemos deixar de o fazer com o Jornal da Beira a laborar há 100 anos na freguesia”, justificou Diamantino Santos.

Para o presidente da JFV, este reconhecimento serve também para aquela autarquia reconhecer “a importância da imprensa regional, fundamental, para transmitir e fazer chegar às pessoas o que se passa localmente”. “Infelizmente, neste país, os grandes centros merecem ser noticiados pelos órgãos nacionais e os pequenos centros são esquecidos. A imprensa regional deve continuar a ser apoiada e o Estado devia olhar para ela como órgão de informação fundamental para as comunidades locais”, acrescentou o autarca.

A salva foi recebida na sede da Junta de Freguesia de Viseu (Solar dos Peixotos) pelo diretor do Jornal da Beira, o Padre Nuno Azevedo. “Agradecendo a visita, aproveitámos a oportunidade para felicitar a direção do jornal pela celebração dos 100 anos de vida, rematou Diamantino Santos. Na breve cerimónia estiveram ainda o tesoureiro da JFV, Francisco Marques e o vogal, Jorge Costa Pinto.

Emília Amaral  |  edição impressa JB 21/01/2021

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo