Viseu

Maior vestido do mundo já está montado no Rossio de Viseu

A Associação Cultural Recreativa e Social de Teivas (ACRST), no concelho de Viseu, está hoje a oficializar a sua candidatura ao recorde do Guinness para aquele que poderá vir a ser considerado o maior vestido do mundo. O vestido “XXL” alusivo à ‘Dança da Morgadinha’, com oito metros de altura e um peito e cintura com quase cinco metros de diâmetro, já se encontra à vista de todos e a oficialização do recorde acontece esta segunda-feira, 21 de setembro, Dia do Município, pelas 13h30.

O ex-libris da dançada morgadinho e das Cavalhadas de Teivas promovidas anualmente pela ACRST, foi confecionado pelas costureiras da aldeia. A presidente da ACRST, Alexandra Sá, conta que foi “montada uma estrutura metálica em formato de corpo humano”, onde o vestido vai encaixar. A peça tem quatro tecidos diferentes “próprios e usados habitualmente nos trajes feitos para o desfile anual”, com cores vivas e muito originais. Para tal foram adquiridos 200 metros de tecido.

A Ideia de confecionar um vestido gigante surgiu depois da ACRST ficar impedida de realizar o cortejo anual das Cavalhadas de Teivas em vésperas do Dia de São João, devido à pandemia da covid-19. Segundo Alexandra Sá, a Câmara de Viseu permitiu uma recandidatura do evento ao programa municipal Viseu ‘Viseu Cultura’. A ACRST reprogramou o projeto, apresentando a proposta de candidatura ao recorde do Guinness, aprovado com uma verba de 10 mil euros.

Dentro de duas a três semanas a decisão final do Comité vai ser conhecida. Até 27 de setembro o vestido encontra-se no Rossio, em Viseu, depois poderá ser visto no Palácio do Gelo.

EA

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Back to top button