Região

Meia Maratona de Tondela este ano de mãos dadas com o ambiente

ESPERADOS MAIS DE TRÊS MIL PARTICIPANTES A 2 E 3 DE MAIO

Entre as muitas novidades que vai trazer a quarta edição da Meia Maratona de Tondela – Ecopista do Dão / Corrida da Natureza, marcada para 2 e 3 de maio, destaca-se este ano a aposta na defesa do meio ambiente através da campanha ‘Reciclar para Correr’: os participantes que se apresentarem com cinco litros de óleo alimentar usado para reciclar têm direito à inscrição gratuita na prova. 

Em paralelo, a organização tem como meta para 2020 reduzir ao máximo a utilização do plástico, utilizando copos de papel reciclado em todos os reforços das provas. A t-shirt oficial da prova foi concebida com tintas amigas do ambiente, “tendo em conta uma enorme preocupação ambiental”, revelou a organização durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, na passada segunda-feira, em Tondela. 

A Câmara Municipal de Tondela, em parceria com a Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, está a preparar assim a quarta edição da Meia Maratona de Tondela – Ecopista do Dão / A Corrida da Natureza “repleta de novidades”.

O presidente da Câmara, José António Jesus, sublinhou que este não é apenas um projeto desportivo. “Já ganhou uma dimensão social, de promoção turística e desenvolvimento local, assumindo-se como um dos principais projetos âncora que estamos a desenvolver. É um projeto que se renova ano após ano”, realçou o autarca. 

Outra das novidades da 4ª Meia Maratona de Tondela é o facto de se estender por dois dias “em virtude do crescimento que o evento vem registando”, justificou a organização, ao avançar números: “Quando ainda faltam cerca de três meses para a realização deste grande evento, já estão contabilizadas mais de mil inscrições de participantes, de mais de dez nacionalidades diferentes. Contamos ultrapassar a barreira dos três mil participantes em 2020. A nossa expetativa é ultrapassar todos os recordes das últimas edições”, revelou o chefe de gabinete da Câmara Municipal de Tondela, Pedro Tavares. 

Para além da meia maratona de 21 quilómetros, onde estão inscritos atletas de renome nacional, como Carla Martinho, Catarina Ribeiro, Bruno Paixão ou Hermano Ferreira, vai decorrer uma caminhada de cerca de dez quilómetros, que procura mostrar algumas belezas paisagísticas da região, passando em vinhas do Dão, no Estádio João Cardoso, entre outros lugares.

Ano da I Corrida Juvenil

A I Corrida Juvenil Cidade de Tondela a 2 de maio, é outra das novidades para este ano. A corrida é dedicada a crianças dos 6 aos 15 anos, as inscrições são gratuitas para os cinco escalões em prova, que vão dos 300 metros para os mais pequenos, aos dois quilómetros para adolescentes. 

A Meia Maratona de Tondela – Ecopista do Dão / A Corrida da Natureza vai envolver a participação de mais de 200 voluntários ao longo dos dois dias. Vai ter workshops e conversas com a presença de atletas participantes. Por se realizar no Dia da Mãe (3 de maio), todas as mães que participarem na prova serão presenteadas com um bombom de laranja de Besteiros, produzido pela Escola Profissional de Tondela. Os participantes terão a oportunidade de provar as iguarias gastronómicas do concelho. 

O evento voltou a eleger Aurora Cunha como a madrinha.

Emília Amaral  |  edição impressa 13/02/2020

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Back to top button