Viseu

Município de Viseu aprova medidas de apoio à Cultura, Desporto e Comércio

A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira, 16 de abril, um conjunto de medidas de apoio à Cultura, Desporto e Comércio.

“Apesar do momento que vivemos, não desistimos de uma política de desenvolvimento imaterial como fator diferenciador na criação de um ecossistema de qualidade de vida. Daí, a nossa preocupação com a situação que enfrentam os projetos e agentes culturais e desportivos do nosso Concelho. Não esquecemos também o comércio, obrigado a fechar portas e, por isso, privado de rendimento”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, em comunicado.

Na cultura foi aprovada uma iniciativa de reprogramação e/ou recalendarização dos projetos aprovados a instituições culturais para 2020, no âmbito do Programa Municipal de Viseu Cultura. Os promotores dos projetos aprovados no Viseu Cultura poderão ainda converter até 25% do financiamento municipal em conteúdos digitais.

No desporto a autarquia “reforça o compromisso de apoio ao movimento associativo desportivo, através do seu Programa de Apoio ao Desporto e Atividade Física para o biénio de 2019-2020”.  Irá também promover uma interpretação dos Contratos Programas de Desenvolvimento Desportivo (CPDD), sendo que os clubes terão um prazo de 10 dias para validar a manutenção ou revisão das candidaturas apresentadas.

“Para todos os que apresentem revisão, aumentaremos para 95% o pagamento de despesa antes do relatório final, ao contrário dos atuais 90%”, afirma.

No comércio o presidente da Câmara de Viseu revelou que o Município se encontra a trabalhar com a Associação Comercial do Distrito de Viseu e alguns parceiros tecnológicos na criação da plataforma de comércio eletrónica “Viseu Shop”. Esta plataforma destina-se a agregar e a apoiar a atividade de pequenos empresários de comércio local, produtores locais e operadores de restauração take away.

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Back to top button