Viseu

Museu da Misericórdia de Viseu inaugura novo espaço de arte sacra

‘O Triunfo da Cruz – Credo’ é o nome do novo espaço de arte sacra que o Museu da Misericórdia de Viseu (MMV) vai inaugurar, na próxima sexta-feira, dia 1 de outubro, às 17h.

Segundo o diretor do Museu, Henrique Almeida, “no centro do novo espaço, vai permanecer o retábulo ‘CREDO’, da pintora Isabel Nunes”, um “políptico, constituído por cinco telas”, que “exprime cada uma das frases do Credo, que contém o essencial da fé cristã”.

“Pela primeira vez na arte portuguesa, a autora traduziu em pintura um olhar sobre este símbolo apostólico, no seu conjunto”, realça ainda o diretor do MMV em comunicado. Henrique Almeida Explica que “o visitante pode visualizar, ouvir e apreciar o Credo em imagens. Na união do texto e da imagem, encontra-se um pequeno tratado de fé e de arte, num ambiente intimista, que proporciona uma reflexão interior”.

Isabel Nunes, de Cascais. licenciada em História da Arte, tem presença significativa em coleções portuguesas, britânicas, italianas e macaenses.

Carlos Azevedo, ex-bispo auxiliar de Lisboa, atualmente delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, em Roma, fará uma alocução alusiva ao tema, pelas 17h, após a inauguração.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo