Viseu

Museu Nacional Grão Vasco junta-se às Jornadas Europeias do Património

O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, assinala a partir desta sexta-feira e até domingo, dia 27 de setembro, a sua participação nas Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do património.

Em Viseu, o Museu Grão Vasco vai comemorar a efeméride com dois espetáculos de teatro – ‘Malhadinhas e Faunos por Terras do Demo’ e ‘O Contador’ – e uma performance. Já esta sexta-feira, dia 25 de setembro, às 21h30, o Grupo Off apresentará ‘Malhadinhas e Faunos por Terras do Demo’, com encenação de Florbela Sá Cunha, inspirada em obras literárias do escritor Aquilino Ribeiro.

No próximo domingo, 27 de setembro – dia em que as visitas ao Museu são gratuitas – é apresentado o espetáculo ‘O Contador – Histórias Baralhadas e Contadas 2’, uma peça de teatro infantil da companhia Estação das Letras. O espetáculo está marcado para as 17h.

Ao longo dos três dias será apresentado em formato de projeção de vídeo a performance coreográfica sobre o património da cidade de Viseu ‘Specific Site – Specific Body’. Um projeto com direção artística do coreógrafo e bailarino Romulus Neagu, produzido pela associação Intruso. A coreografia estará disponível online ao longo das Jornadas, na página criada para a iniciativa.

A Direção-Geral do Património Cultural está a realizar as Jornadas Europeias do Património, marcadas para estes três dias em vários locais do país, incluindo o distrito de Viseu. A iniciativa europeia é dedicada este ano ao tema ‘Património e Educação’, visando aumentar a sensibilização e o papel da educação no património e vice-versa.

EA

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo