Viseu

RI14 comemora hoje Dia da Unidade com homenagem às vítimas da Covid-19

O Regimento de Infantaria 14 (RI14), em Viseu, está a comemorar esta sexta-feira, dia 19 de março, mais um Dia da Unidade. Este ano devido à pandemia, as comemorações militares serão internas, fechadas à comunicação social e com transmissões nas redes digitais.

Neste mesmo dia, o RI14 vai também homenagear as vítimas da Covid-19 e os profissionais que têm estado no combate ao vírus. Em comunicado, aquela unidade do Exército fez ainda saber que as comemorações decorrerão online e não terão população e convidados, como era habitual em anos anteriores. Além do hastear e arrear da bandeira de Portugal, haverá uma homenagem aos militares que morreram em combate, uma eucaristia de homenagem às vítimas da Covid-19 e uma mensagem do comandante do RI14, o coronel José Sá.

O Dia do RI14 começou a ser celebrado na passada segunda-feira, 15 de março e prolonga-se até domingo, com vários eventos digitais, informais e interativos, bem como momentos de homenagem.

O Dia do RI14 é comemorado nesta data, desde que, na madrugada de 19 de março de 1918, um grupo de soldados do regimento comandado pelo capitão Vale de Andrade fez um assalto às trincheiras alemãs na Primeira Guerra Mundial. “O sucesso e glória dos Soldados de Viseu entrincheirados no setor da morte, comandados pelo Capitão Vale de Andrade, realizaram um assalto às trincheiras alemãs onde capturaram pessoal e material, infligindo pesadas baixas e causando graves estragos à defesa inimiga, constitui o feito comemorado orgulhosamente ano após ano”, acrescenta o RI14 em comunicado.

 

 

Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo