Viseu

Salvas de artilharia ouvidas hoje homenageiam nova força militar que segue para a Roménia

Serão executadas 19 salvas de artilharia a meio da manhã desta sexta-feira, 28 de abril, na prestação das honras regulamentares à alta entidade que preside à cerimónia. O General Chefe do Estado Maior do Exército, Eduardo Ferrão, vai entregar o Estandarte Nacional que a vai acompanhar a missão militar que vai seguir para a Roménia no mês de maio e que se preparou no RI14, em Viseu, ao longo dos últimos meses.

A cerimónia, marcada para as 11h30, na Parada Capitão Vale de Andrade, no Regimento de Infantaria 14 (RI14), será o momento de outorga do EN à 3.a FND CAtMec/ROU. A mesma vai contar com a participação das restaurantes autoridades político-administrativas dos distritos de Viseu e Guarda.

“Na sequência do recrudescimento do conflito armado no leste da Europa e subsequente ativação dos planos de defesa da NATO, foi decidido em Conselho Superior de Defesa Nacional projetar uma força para a Roménia, para integrar as estruturas de forças da NATO na região. Esta força iniciou em 28 de novembro de 2022 a sua preparação e treino (aprontamento) no Regimento de Infantaria. N.o 14 (RI14), em Viseu”, recorda o RI14 em comunicado.

A projeção desta força para o teatro de operações na Roménia ocorrerá nos dias 15 e 25 de maio, com partida a partir do aeroporto de Figo Maduro em Lisboa.

Emília Amaral


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo