Viseu

Simulacro testou segurança no ‘prédio alto’ em Viseu

Dez veículos e 35 operacionais dos diversos serviços de socorro, Polícia Municipal e PSP foram chamados para um incêndio no oitavo andar que, entretanto, teve propagação do fumo para o décimo andar, havendo necessidade de evacuar o edifício por completo – 259 pessoas entre profissionais de saúde, técnicos da Segurança Social e utentes – do qual resultaram três feridos, um deles real (bombeiro).

A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões promoveu esta tarde de sexta-feira, 10 de maio, um Exercício à Escala Total’, isto é, um simulacro obrigatório para capacitação e validação da segurança do ‘Edifício, MAS – Ministério dos Assuntos Sociais, conhecido como ‘prédio alto’, no centro da cidade de Viseu, onde funcionam atualmente serviços da Saúde e da Segurança Social.

Tudo não passou de uma simulação tirando o bombeiro que acabou por sentir uma indisposição. O objetivo foi testar e aperfeiçoar a capacidade de resposta a eventuais acidentes que ocorram nas suas infraestruturas, para além de fortalecer as capacidades de coordenação e comunicação entre as diversas entidades envolvidas em situações de emergência.

“Importa acima de tudo capacitar o efetivo, ou seja, todas as pessoas que cá trabalham para comportamentos adequados a lidar com uma situação de emergência, porque estamos perante um edifício de grande complexidade, e esse objetivo foi cumprido na integra”, avançou o comandante operacional dos Bombeiros Voluntários de Viseu, Rui Nogueira.

 A operação resultou de um trabalho de articulação entre as diversas entidades com a ULS Viseu Dão Lafões, que foi preparado antecipadamente.

Artigo completo na edição em papel de 16 de maio.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo