Diocese

Vias-Sacras são uma tradição que se mantém na Diocese

Ao longo da Quaresma, são várias as Vias-Sacras que são realizadas por toda a Diocese de Viseu, nos vários arciprestados. Grande parte delas são encenadas pela comunidade, essencialmente pelos jovens, recriando as 14 estações, que simbolizam o trajeto que Jesus percorreu, carregando a cruz, do Pretório até ao Calvário. Deixamos aqui a informação das que temos conhecimento até ao fecho desta edição. 

Arciprestado de Besteiros

No Arciprestado de Besteiros, mais concretamente no concelho de Tondela, são várias as paróquias que se unem em torno desta tradição católica. Na paróquia de Molelos, a Via-Sacra realiza-se todos os domingos da Quaresma, na Igreja Paroquial, às 17h00, dinamizada pelas diversas comunidades da paróquia. No Domingo de Ramos, dia 13 de abril, será encenada pelos jovens e crianças da catequese e pelo agrupamento de escuteiros local, percorrendo as ruas habituais onde passam as procissões. Na paróquia de Nandufe, a Via-Sacra realiza-se também durante todos os domingos da Quaresma, dinamizada por um ministro da comunhão ou por outra pessoa responsável.

Na próxima sexta-feira, dia 21 de março, às 21h00, a paróquia de Santa Maria, Tondela, vai receber uma Via-Sacra, com a imagem do Senhor dos Passos. Intitulada “A caminho da Cruz como Peregrinos da Esperança”, terá a participação do Grupo de Jovens, Grupo de Acólitos e do Coro Paroquial. O trajeto vai percorrer as ruas da Capela do Carvalhal para a Igreja Matriz.  

No dia 29 de março, às 21h00, a paróquia de Campo de Besteiros recebe a Via-Sacra arciprestal, envolvendo as várias paróquias do Arciprestado. A saída está prevista do Santuário da Senhora do Campo em direção ao Santuário do Senhor do Calvário. Esta Via-Sacra, que será encenada pelos jovens de todo o arciprestado e orientada pelo departamento da Pastoral Juvenil arciprestral, está inserida no contexto jubilar, antecedendo a peregrinação arciprestal que acontece no dia seguinte, dia 30 de março, iniciando-se no Seminário Maior de Viseu e terminando na Catedral. 

Arciprestado da Beira Alta

Esta sexta-feira dia 21 de Março, às 21h00, a Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde vai receber a Via-Sacra e o Amentar das Almas.

Arciprestado de Viseu Urbano

No dia 29, a paróquia de Coração de Jesus, em Viseu, vai dinamizar uma Via-Sacra com a participação de escuteiros, catequistas e grupos de jovens, a partir das 19h00. Esta atividade está inserida nas “24 horas para o Senhor”, um momento de oração aberto a toda a comunidade.

No dia 3 de abril, pelas 21h00, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade promove, à semelhança dos anos anteriores, uma Via-Sacra aberta à comunidade. Será realizada nos claustros do Seminário Maior de Viseu e, nestes últimos três anos, tem congregado um grande número de cursilhistas. 

No dia 5 de abril, pelas 15h30, o Movimento das Equipas de Nossa Senhora promove também a oração da Via-Sacra. Será também realizada nos claustros do Seminário, antecedida de tempo de confissões, a partir das 14h30, na igreja do mesmo Seminário.

No mesmo dia, a paróquia de Nossa Senhora do Viso vai realizar a Via-Sacra, que percorrerá as ruas envolventes à igreja, com a presença dos vários grupos paroquiais, a partir das 21h00. 

No dia 11 de abril, com início às 21h00, a paróquia de Rio de Loba terá uma Via-Sacra encenada, organizada pelo agrupamento de escuteiros, que vai percorrer as ruas entre Travassós de Baixo e a Igreja Paroquial. 

No dia 13 de abril, na paróquia de Santa Maria, em Gumirães, Viseu, decorrerá uma Via-Sacra, às 15h00, que vai ser dinamizada pelo grupo de jovens Cordas e pelas crianças e jovens da catequese, aberta a toda a comunidade. Uma tradição que já se realiza há, pelo menos, 10 anos. No mesmo dia, a Paróquia de Ranhados também vai ter uma Via-Sacra encenada que irá percorrer algumas artérias da povoação. É dinamizada e encenada pelos escuteiros e o início está marcado para as 20h30, no adro da igreja. 

Também no dia 13 de abril, às 20h30, o Monte de Santa Luzia vai receber a já tradicional encenação protagonizada pelo Grupo de Teatro Ondas do Campo. A Via-Sacra, que envolve sempre cerca de 80 pessoas, é feita em parceria com o Município de Viseu, a Freguesia de Viseu, a Paróquia do Campo e o Centro Hípico de Viseu. Trata-se de uma tradição bem enraizada que atrai sempre uma multidão de espetadores. 

Arciprestado de Viseu Rural 

Na Igreja de Mundão decorrerá, a 6 de abril, a partir das 9h00, a celebração da Eucaristia, seguida de Via-Sacra com a participação de todos os fiéis pelas ruas da povoação.

Arciprestado do Dão

Em Ferreira de Aves, na sede da freguesia, na Quinta-feira Santa, 17 de abril, vai ser representada a Ceia do Senhor e, na Sexta-feira Santa, uma Via-Sacra pública vai percorrer as principais ruas do Castelo, da Igreja Paroquial à Igreja do Calvário, com mais de 50 elementos. Trata-se de uma iniciativa organizada pelos escuteiros e pelo Grupo do Castelo Aldeias de Portugal, sendo uma tradição já bastante antiga. 

Na paróquia do Sátão, na Capela de Pedrosas (S. Saturnino) reza-se todos os domingos da Quaresma, a Via-Sacra, às 15h00. Contige também vai receber uma Via-Sacra, junto ao campo de futebol, seguindo um percurso definido de estações que foram renovadas pela Junta de Freguesia, no 4.º domingo da Quaresma, 30 de março.

No Domingo de Ramos, dia 13 de abril, será feita uma Via-Sacra desde a antiga igreja de Santa Maria até à igreja paroquial. Na paróquia de Mioma, todos os domingos à tarde é rezada a Via-Sacra. 

No dia 30 de março, também no Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos decorrerá uma Via-Sacra, às 15h00.

Arciprestado de Lafões

Na paróquia de Sul, está a ser rezada a Via-Sacra à sexta-feira, às 17h00, durante a Quaresma, na Capela do Divino Espírito Santo, no lugar de Oliveira.

As paróquias de Várzea de Lafões e de São Pedro do Sul realizam anualmente, na Sexta-feira Santa, este ano a 18 de abril, uma encenação conjunta da Via-Sacra (com leitura de textos bíblicos e encenação com crianças, jovens e adultos das duas comunidades). Começará na Igreja Matriz de Várzea de Lafões, pelas 20h30, alusiva aos “Quadros da Paixão do Senhor”, onde serão meditadas 20 estações, em vez das tradicionais 14. Entre algumas cenas, um pequeno grupo de jovens interpreta cânticos alusivos e apropriados ao momento que se ouve e visualiza. As últimas cenas são junto à Igreja Matriz de São Pedro do Sul. Aí, em seguida, todos entram e, uma vez feita a liturgia da Palavra no percurso, é celebrada a Adoração da Cruz e a Comunhão, próprias da Liturgia daquele dia.

Em Alcofra, concelho de Vouzela, todos os domingos da Quaresma, pelas 15h00, é rezada a Via-Sacra. Na Sexta-feira Santa, 18 de abril, às 11h00, é feita a Via-Sacra na rua com a comunidade. O mesmo acontece em Campia, pelas 15h30, todos os domingos, e no Domingo de Ramos será às 14h30. 

Na Igreja Matriz de Vouzela há Via-Sacra todas as sextas-feiras da Quaresma, às 18h15. Na paróquia de Cambra será no próximo sábado, dia 29 de março, às 16h30, na Igreja Paroquial. 

Em Carvalhal de Vermilhas será rezada na Sexta-feira Santa, às 14h30, com saída de Vermilhas em direção à Igreja Paroquial.

A Igreja Paroquial de Arões também vai receber a recitação da Via-Sacra no dia 30 de março, às 15h00.

edição impressa JB 20/03/2025


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo