Viseu apresenta risco máximo de incêndio rural devido às altas temperaturas

Carregal do Sal deverá ser o concelho mais quente da região Dão Lafões, na próxima semana. Viseu é já esta quarta-feira, 6 de julho, um dos sete distritos do país que apresentam um risco máximo de incêndio. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou que o perigo de incêndio vai agravar-se em algumas regiões do continente pelo menos até domingo.
Nos próximos dias, as temperaturas máximas vão oscilar entre os 35 e os 40 graus, podendo ser superiores em algumas regiões. Em Viseu as temperaturas vão continuar a subir todos os dias pelo menos até ao próximo dia 14 de julho, prevendo-se uma máxima de 38 graus, mas no distrito, concelhos como Tondela, Mangualde, São Pedro do Sul, Vouzela e Nelas vão atingir uma máxima de 41 graus, Carregal do Sal 42 graus, Penalva do Castelo e Santa Comba Dão 40 graus de máxima.
O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Segundo o IPMA há ainda vários concelhos em perigo muito elevado.
A Direção Geral da Saúde (DGS) recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais face ao aumento gradual da temperatura no território continental, alertando para uma atenção especial para os grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior e praticantes de atividade física.
Emília Amaral