Região

Viseu entre os 12 distritos em alerta amarelo devido ao risco elevado de incêndio

É chamado o estado de alerta Amarelo, que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) considera de gravidade moderada. O ministro da Administração Interna anunciou esta sexta-feira que a ANEPC colocou 12 distritos em estado de alerta especial de nível amarelo devido ao elevado risco de incêndio, ou seja, uma parte significativa do território.

Os distritos de Leiria e Coimbra vão juntar-se assim a Viseu, Bragança, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Santarém, Beja e Faro, que desde as 00h00 de hoje estão em alerta amarelo, nível que se vai manter até às 23h59 de sábado.

A disposição de meios tem previsto uma mobilização de operacionais em função do risco de incêndio.

Os meios de combate aos incêndios rurais foram reforçados no passado domingo. Até 31 de maio estão no terreno 9.630 operacionais que integram as 2.282 equipas e 2.165 viaturas dos vários agentes presentes no terreno, além dos 37 meios aéreos.

Os meios de combate a incêndios vão voltar a ser reforçados em 1 de junho, seguindo-se a fase critica, entre julho e setembro, o período que mobiliza o maior dispositivo, este ano com 12.917 operacionais, 3.062 equipas, 2.833 veículos e 60 meios aéreos.


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo