Região

Mangualde: Único Gabinete de Apoio à Vítima do distrito de Viseu inaugurado no centro de saúde local

A necessidade de dar resposta às vítimas de violência doméstica do concelho de Mangualde levou a Câmara Municipal a criar um Gabinete de Apoio à Vítima que, embora a funcionar desde janeiro, foi inaugurado na passada quinta-feira, 22 de fevereiro (Dia Europeu da Vítima de Crime), no centro de saúde local e passa a ser a única valência da rede nacional da Associação de Apoio à Vítima (APAV) disponível no distrito de Viseu.

A inauguração do Gabinete de Apoio à Vítima (GAV), que disponibilizará apoio emocional, psicológico, social, prático e jurídico gratuito, contou com a presença do presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, João Lázaro. O espaço é dotado de duas salas de atendimento, um espaço multiusos e um gabinete de trabalho.

João Lázaro destacou a importância do trabalho em conjunto nomeadamente com as autarquias. “A APAV através dos seus vários canais recebe por ano vítimas de 97% do território nacional, sendo que cada vez mais a dinâmica é uma dinâmica conjunta do presencial e os gabinetes de apoio à vítima têm um papel essencial e insubstituível nas comunidades, mas também o chamado apoio à distância com a linha de apoio à vítima e tudo o que tem a ver com o trabalhar nas comunidades, trabalhar em comunidades que sejam cada vez menos tolerantes à violência e que sejam também cada vez mais solidárias com a vítimas de crime, independentemente do tipo de crime”, adiantou o presidente da APAV.

O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, destacou que a criação do GAV era uma “ambição”, mas também uma “estratégia municipal no sentido de dar melhores respostas a quem no dia-a-dia passa por situações menos boas”. “No início do ano de 2022 identificámos rapidamente [através dos números da GNR] que os processos de violência doméstica eram significativamente elevados para não darmos a resposta adequada e devida a quem infelizmente ainda vive este flagelo”, acrescentou.

Para Marco Almeida a data transformou-se num dia importante para o concelho: “desde logo porque estamos mais capacitados, mais preparados para poder dar resposta a um flagelo que nos assola”.

Inserido na rede nacional da APAV, o GAV de Mangualde é dos poucos criados na região Centro, encontrando-se a funcionar em pleno como confirmou na inauguração a gestora do projeto, Inês Coelho. “Já recebeu vários pedidos de apoio não só de utentes dos concelhos, mas também de concelhos limítrofes”, divulgou a responsável.

O GAV será assegurado por uma equipa técnica da APAV que dará apoio de forma gratuita e confidencial. Irá também promover ações para sensibilizar as comunidades a auxiliarem qualquer potencial vítima.

Para breve está igualmente prevista a inauguração em Mangualde de uma residência para mulheres idosas vítimas de violência doméstica que será única na região Centro e que, no entender de Marco Almeida, “precisava de uma resposta complementar”.

Emília Amaral | edição impressa JB 29/02/2024


Mostrar mais

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo